segunda-feira, 15 de abril de 2013

Panquecas!

O pequeno-almoço é sagrado e cá em casa, gosto sempre de variar, apesar de alguns "elementos" estarem sempre presentes à mesa. São eles: ovos, panquecas e sumo. Depois posso variar os ovos (mexidos, à la coq, benedict, escalfados...), o iogurte quando tenho paciência para o fazer, a fruta, o pão...
Geralmente como panquecas, um sumo natural, chá e ovo (com variações). Acompanho com queijo, salame, presunto, manteiga e compotas. Quando tenho mais tempo, faço umas tiras de bacon, quase transparente e que ficam super crocantes, faço iogurte e por vezes, croissants (que é uma tortura enquanto estão no forno a cozinhar....)

Muita gente que vem cá tomar o pequeno-almoço ou um brunch ao fim de semana, já pediu a receita das panquecas, que é muito simples e rápida de fazer. Por isso, achei que hoje era o dia ideal para partilhar convosco e começarmos bem a semana :)

300 g de farinha
300 ml de água
1 ovo xl ou 2 pequenos
raspa de 1 lima ou de meio limão
1 pitada de sal grosso
1 noz de manteiga

Numa taça ou num tupperware misture todos os ingredientes. Numa frigideira anti-aderente coloque uma noz de manteiga e espalhe pela mesma.
Com uma concha de sopa, disponha a massa na frigideira e deixe cozinhar até conseguir virá-la. O "segundo" lado da panqueca, deverá ficar apenas 15 segundos a cozinhar, para esta não ficar seca e queimada.
Repita o processo até terminar a massa. 

NOTA:
A dica do tupperware é que podem fazer mais quantidade ou não usar esta toda e basta colocar a tampa e guardar no frio. Dura 2 dias no frigorífico.




Sem comentários:

Enviar um comentário