segunda-feira, 4 de março de 2013

Biscoitos de azeite da minha Bisavó!

Já vos aconteceu procurarem qualquer coisa em casa e perderem-se em memórias? Exactamente o que me aconteceu.
Estava focada numa coisa, que acabei por nem procurar, porque me rendi a umas fotografias antigas aqui numa gaveta.
Lembrei-me de quando era pequenina e a minha Bisavó me fazia "esses", como eu lhes chamava.
Adorava o cheiro que ficava pela casa e sentava-me ao lado dela a comer queijo da ilha à espera que os "esses" saíssem do forno.
Aqui fica a receita... os meus estão no forno! :)

150 ml de azeite
125 g de açúcar
500 g de farinha
5 ovos (1 é para pincelar)
Canela em pó q.b.

Separe duas gemas e junte-as a dois ovos inteiros. Adicione o açúcar e mexa. 
Misture a farinha, o azeite e a canela. Amasse com as mãos até obter um preparado homogéneo. 
Pré aqueça o forno a 200ºC e unte um tabuleiro grande com manteiga (ou use papel vegetal).
Polvilhe as mãos com farinha e faça rolinhos de massa, que pode "transformar" em "esses". Pode fazer ser só bolinhas achatadas, se achar mais simples.
Pincele com um ovo batido e leve ao forno cerca de 15 a 20 min.
Vá verificando e fazendo o teste do palito.

Delicie-se! :)


3 comentários:

  1. Já fiz!!! Foi um sucesso!!!

    [IMG]http://imageshack.us/a/img109/2672/85778310200715458591280.jpg[/IMG]


    ResponderEliminar
  2. Ena pá! Fico mesmo babada, a sério :)
    É bom perceber que há pessoas desse lado que me lêem e que, de facto, vão experimentar!
    Obrigada, Mónica!

    ResponderEliminar
  3. Minha cara Marta, vou experimentar e confio que sejam uma delícia. Obrigado.

    ResponderEliminar