segunda-feira, 8 de abril de 2013

Almôndegas de carne com arroz vaporizado

Estava indecisa se havia de escrever esta receita ou não, porque acho que podem pensar que é muito básica. Mas lembrei-me de uma vez ter entrado num restaurante e haver almôndegas na ementa, que se revelaram uma desilusão.... Por isso e porque gosto de partilhar quase tudo o que vou cozinhando, aqui fica a minha recita de almôndegas, muito simples e prática. O resultado? Carne tenra e um molho suculento, que para os mais gulosos, podia ser comido à colher! :)

500g de carne picada de vaca (ou almôndegas já preparadas no talho)
50 ml de polpa de tomate
caldo de carne suficiente para cobrir as almôndegas no tacho (se não tiverem, podem usar caldo knorr e juntar água até as bolinhas ficarem submersas)
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de farinha
1 fio de azeite
sal q.b.
pimenta preta q.b.
alho em pó q.b.

Para o arroz, use a medida normal, dependendo do número de pessoas para que vai cozinhar, e eu faço-o apenas num refogado simples de cebola. Junto o arroz ao refogado, envolvo e junto a água necessária. A principal característica é que o vaporizado fica mais leve e mais "arejado" quando trincamos, e por isso confere alguma leveza ao prato.

Tempere a carne com alho picado, sal e pimenta. Faça as bolinhas do tamanho que mais lhe agradar (não muito pequenas, para não secarem) e disponha-as num tacho pequeno com um fio de azeite. Deixe cozinhar cerca de 15 segundos de cada lado, para que ao fazer o molho, a carne não se desmanche.
Junte a polpa, o molho inglês e caldo de carne até cobrir as almôndegas. Duas colheres de sopa de farinha e rectifique sal e pimenta. Deixe levantar fervura e mantenha por cerca de 5 minutos até o molho engrossar, suavizar e ficar homogéneo.





Sem comentários:

Enviar um comentário