quarta-feira, 10 de abril de 2013

Strogonoff de perú com cogumelos Paris

Isto de tentar cozinhar pratos diferentes todos os dias é uma verdadeira aventura. Nem sempre é fácil, porque o tempo não dá para tudo e às vezes estamos tão cansados que só nos apetece uma coisa rápida e fácil.
Mas eu tento, todos os dias, fazer coisas diferentes e tem resultado.
Provavelmente não sabem, mas eu tento disciplinar-me muito em relação à cozinha e todos os dias estudo. Leio muito (muito mesmo), experimento, anoto e tento alterar receitas ou modernizá-las.
Ontem estava a ver um livro velhinho, mas que é uma bíblia que tenho e que pertencia à minha Avó, e descobri uma página dedicada a strogonoff. Achei o máximo e comecei a pensar: "Há anos que não como strogonoff... é hoje!"
E decidi fazer um strogonoff simples, com apenas um detalhe que lhe confere um sabor óptimo: mostarda.
Vamos a isso?

500 g de peito de perú ou bifes
400 ml de natas
2 colheres de sopa de mostarda simples
2 colheres de sopa de manteiga
7 cogumelos Paris
sal q.b.
pimenta preta q.b.

Lave bem os cogumelos e retire-lhes os talos, sem os deitar fora (eles conferem um sabor intenso do cogumelo e devem ser adicionados ao molho). Lamine-os. Corte a carne em tirinhas.
Num frigideira derreta a manteiga e adicione a carne. Tempere a gosto com sal e pimenta.
Adicione os cogumelos, a mostarda e as natas.
Mexa bem e deixe levantar fervura. Cozinhe por mais 5 a 8 minutos.
Acompanhe com arroz e salada, por exemplo!




Sem comentários:

Enviar um comentário