quarta-feira, 17 de abril de 2013

Espargos verdes com manteiga de ervas

Desde miúda que adoro espargos. Cá não me parece que haja muita tendência para comê-los, até porque a maior parte das pessoas me diz que não sabe o que fazer com eles.
Antes de se aventurarem em saladas, soufflés, quiches e sopas, têm que experimentar espargos "ao natural" ou, como se come em França, com manteiga de ervas ou manteiga simples.

Podem comprar espargos na Praça, mas hoje em dia, qualquer supermercado os tem na zona de frescos.
Devem ser bem verdes, rijos e não ter as pontas partidas.


6 espargos
2 colheres de sopa de manteiga (não troquem por margarina)
Ervas frescas variadas 

Para esta receita usei duas folhas de manjericão fresco, cerca de 5 talos pequenos de tomilho e uma haste pequena de alecrim (vantagens das ervas frescas em casa, lembram-se? ;) )

Em água a ferver, coloque os espargos, deixando de fora as pontas. Deixe cozinhar por cerca de 4/5 minutos e retire. Corte cerca de 4/5 cm dos talos, para ficar apenas com a parte mais saborosa e tenra.
Numa frigideira aqueça a manteiga com as ervas até ferver, envolvendo bem, para que os aromas se fundam.

Sirva com a manteiga por cima ou à parte, para ir saboreando a seu gosto.
Podem servir como entrada ou snack rápido. Têm muitas vitaminas e nutrientes e são muitos "amigos" da silhueta, têm menos de 20 calorias (só vantagens!)
Eu já comi os meus hoje e acho que vou repetir a dose.... estavam maravilhosos! :)






Sem comentários:

Enviar um comentário