segunda-feira, 15 de julho de 2013

Tarte de amêndoa

Mais uma delícia que aprendi no último curso que fiz e que é óptima.
Nunca fui muito fã de doces, apesar de ter que os fazer. Seja por trabalho ou porque recebo amigos em casa, há sempre uma altura em que me deparo com a sobremesa.
Há alguns em que não toco mesmo, por achar que são demasiado enjoativos ou porque não me atraem de todo. Tarte de amêndoa foi uma coisa que sempre ficou no limbo... já comi boas, já comi algumas de fugir. Por isso, para minha segurança e daqueles que me rodeiam (porque o meu humor transforma-se quando algo me passa pelo estreito e não me agrada), acho sempre mais prudente não pedir sobremesas.
No curso, como é óbvio, temos que provar tudo o que é feito.
Primeira impressão foi: tem um aspecto divinal!
Segunda impressão: Parece nougat...!
Terceira impressão: Continua a ter um aspecto divinal e eu vou ter mesmo que provar!

Assim sendo, provei, comprovei e repeti: uma delícia.

Massa:
200 g de farinha
50 g de açúcar
Manteiga q.b.
2 colheres de sopa de água

Recheio:4 ovos pequenos
100 g de açúcar
150 g de miolo de amêndoa ralado
1 cálice de licor de amêndoa amarga
1 limão

Toffee de cobertura:150 g de açúcar
150 g de amêndoa com pele inteira
150 ml de natas

Pré-aqueça o forno a 180º C.
Misture a farinha e o açúcar e vá juntando aos poucos manteiga previamente amolecida, até obter uma espécie de areado.
Pode fazer esta mistura num robô.
Adicione a água e ligue a mistura toda. Quando a mesma não colar aos dedos, molde-a em bola e deixe repousar 10 minutos.
Estenda a massa com um rolo (não se esqueça de enfarinhar a bancada/superfície onde o fizer) e forre uma forma de tarte com fundo amovível.
Pré coza a massa no forno durante 15 minutos.
Entretanto, junte os ovos e o açúcar e mexa bem com uma vara de arames. Adicione a amêndoa ralada, o licor e a raspa do limão. Misture muito bem e verta sobre a massa. Leve de novo ao forno por mais 20 a 25 minutos.
Por fim, prepare o toffee. Leve a lume moderado o açúcar e deixe caramelizar enquanto fatia as amêndoas com pele. Junte as natas e as fatias de amêndoa ao caramelo e agite suavemente (não mexa o caramelo com uma colher porque deixa entrar ar e criar pontos de açúcar duros e difíceis de diluir). A meio tempo da cozedura da massa já com o recheio, cubra a tarte com este preparado e termine o tempo de forno.

















































Sem comentários:

Enviar um comentário