sexta-feira, 19 de julho de 2013

Spaghetti nero com cubos de salmão fresco

Vocês sabem que eu sou adepta de comida de conforto, mas ultra saborosa. Foi por isso que ontem decidi fazer um prato que não passava cá em casa há alguns anos. Spaghetti nero com lombos de salmão fresco.
Aproveitei o fim de dia mais ameno, peguei na miúda e rumei em busca de um pacote de massa. Antes era mais difícil, só encontrava em duas ou três lojas em Lisboa. Hoje em dia, como quase tudo, já se vê à venda num grande hipermercado. Aproveitei que ia comprar duas ou três coisas ao dito sítio para verificar se o afamado esparguete por lá andava. E sim! Mas continua caro. O mais barato custa 2,67. E são 500g. Mas vale a pena... ficou delicioso, o B rejubilou de alegria e tivemos (mais) um jantar perfeito.
Demora 10 minutos a preparar, faz um vistão e o sabor é maravilhoso... vamos a isso?

500g de esparguete preto (com tinta de choco)
400 g de lombos de salmão completamente limpos
1 limão
1 lima
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de molho de soja
1 colher de sopa de azeite extra virgem
piri-piri caseiro a gosto
sal q.b.

Ferva água num tacho largo (para a massa não ficar toda colada) e coza a massa por cerca de 7 minutos.
Enquanto isso, prepare o salmão. Numa tábua de cozinha corte os lombos em cubos, passe-os por água e sacuda bem. De volta à tábua, tempere com sal a gosto, o sumo de um limão, a raspa de uma lima, o molho inglês e o de soja. Adicione umas gotas de piri-piri, se desejar.
Envolva tudo cuidadosamente com as mãos e aguarde pela cozedura da massa.
Quando estiver pronta, escorra-a e passe-a por um fio de azeite extra virgem. Coloque numa taça e adicione o salmão. Misture cuidadosamente para não esfarelar o peixe e sirva :)



















































Sem comentários:

Enviar um comentário