segunda-feira, 29 de julho de 2013

A receita original de molho bolonhesa

Quando me falam em leite, geralmente torço o nariz. Há muitos anos que deixei de beber e acho que não me faz falta nenhuma.
Em algumas receitas tenho mesmo que por, mas desde que não me saiba... caso contrário, não toco.
Andava eu contente nas minhas pesquisas e anotações e descubro que... a bolonhesa original leva leite! Ia-me caindo tudo... andei enganada durante anos e pelos vistos a cozinhar mal a receita. Ainda me tentei safar pensando que seria um artigo sem exemplo, mas investiguei mais a fundo e é verdade. E desengane-se quem pensa que leva spaghetti... leva tagliatelle. Menos mal, pensei eu...
Quando comecei a ler os ingredientes (novos) do original molho bolonhesa, tive que experimentar. E tenho que dar a mão à palmatória: é uma delícia!
E está devidamente registado na Câmara do Comércio de Bolonha.
Vamos a isso?

300g de carne de vaca moída
150g de pancetta
50g de cenoura
50g de aipo
50g de cebola
5 colheres de molho de tomate natural
1/2 copo de vinho branco
200ml de leite
sal q.b.
pimenta do reino q.b.

Pique a pancetta e cozinhe-a numa frigideira, deixando largar a própria gordura. Adicione a cenoura, o aipo e a cebola e deixe refogar. Acrescente a carne picada e deixe fritar.
Junte o vinho, o tomate e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver por duas horas e durante esse período, vá acrescentando leite aos poucos. Rectifique temperos e sirva bem quente com tagliatelle.
(Eu só tinha spaghetti, por isso é o que vos mostro na foto e juntei pedaços de um tomate fresco, mas que não faz parte da receita original)
























































Sem comentários:

Enviar um comentário