sábado, 20 de julho de 2013

Mercadices

Para o dia começar bem todos temos os nossos rituais e requisitos. Eu tenho vários, como toda a gente. Mas ir ao Mercado é uma garantia de me "por para cima"! Adoro, desde sempre.
No Inverno há manhãs que custa imenso levantar o esqueleto da cama para ir rapar um frio do outro mundo e trazer 6 cogumelos e uma tranche de abóbora. Eu percebo. Mas chegando lá, há qualquer coisa de mágico que me invade e fico automaticamente bem disposta. A energia, as cores, os risos, as conversas de banca em banca, os aromas... tudo me envolve e faz de mim uma pessoa genuinamente feliz.
Hoje, cheiaaaaa de sono, rabugenta com  o vizinho que insiste numas obras complexas que todos os dias dão início a uma cacafonia medonha por volta das 8h00, lá me pus a caminho. Uma paragem obrigatória no Cacau onde bebi café e troquei dois dedos de conversa. Depois comecei o meu ritual: carne, peixe, aves, especiarias, frutas e legumes. Conversas sem pressa e deslumbramento por todos os sítios onde passo (quase como se de uma primeira visita se tratasse). Passei pelas flores mas hoje deviam ter bónus porque estavam o dobro do preço de ontem... coisas!
Demorei umas duas horas nesta minha passeata (porque amanhã não há e a malta precisa de voltar com as energias carregadas) e cheguei a casa a cantarolar. Já arrumei os meus cestos, já provei algumas coisas e achei que tinha que partilhar convosco esta sensação maravilhosa.
Tenho pena de ver os mercados com menos gente do que seria de esperar. Tenho pena que ajudemos mais a economia externa do que os nossos agricultores que tem coisas TÃO boas! Tenho pena que todos falem em poupança e se vão abastecer a hipermercados e tragam carne em embalagens com 3 dias de refrigeração e paguem o dobro.
Vá lá... venham mais ao mercado! Os produtores  e os comerciantes agradecem. O vosso palato e a vossa carteira, também.


Mas as imagens valem mais que qualquer palavra minha, por isso....


























































Sem comentários:

Enviar um comentário