segunda-feira, 1 de julho de 2013

Choco frito

O B pedia que lhe fizesse choco frito, ao que lhe respondia que mais valia irmos a Setúbal... ele anuía. E assim se passaram meses.... Mas na Sexta-feira no mercado, assim que me aproximei da banca do peixe, o Sr. António exclamou: "Martinha, já viu este choquinho lindo que aqui tenho? Isto fritinho em azeite com a tinta e limão é uma maravilha!". Eu devo ter fito uma daquelas minhas caretas tão expressivas que o homem desistiu no mesmo segundo e passámos a peixe da Baby C, para por na sopa.
Enquanto a filha amanhava o linguado, eu pus-me a olhar para o choco e a pensar que provavelmente estava na altura de dar o braço a torcer e quiçá surpreender alguém cá em casa. Pedi que lavassem os moluscos o melhor possível, para retirarem a maior parte de tinta possível e pensei " Se estes pequenotes se alimentam de camarão, só prova que têm bom gosto..." - trouxe-os.
O B esteve radiante, eu fiquei fã e estivemos a saborear tiras de choco frito enquanto víamos um excelente filme. Que bom programa! :)

500 g de choco limpo e sem tinta
farinha q.b.
2 ovos batidos
1 limão
pimenta preta fresca moída q.b.
alho em pó q.b.
sal grosso q.b.
4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de azeite
1 copo de vinho branco

Molho:
4 colheres de sopa de maionese (pode ver a receita AQUI )
1 colher de café de alho em pó
3 gotas de molho inglês
sumo de meia lima

Corte o choco em tiras e lave novamente (ou peça na peixaria para amanharem e cortarem em tiras).
Marine-o em sumo de limão e vinho branco.
Numa taça disponha a farinha e junte sal, pimenta e alho em pó a gosto. Misture e prove.
Noutra, bata dois ovos. Passe o choco por ovo e pela farinha.
Aqueça numa frigideira o óleo e o azeite e vá fritando as tiras.
Deixe secar em chupóleo ou rolo de cozinha e sirva com arroz de açafrão, por exemplo.
Não se esqueça do molho... :)

Pode servir o choco não como refeição mas como entrada num jantar, apenas com o molho. Com um bom vinho branco, vai ver que ninguém resistirá! :)









































4 comentários:

  1. Adoro chocos Marta, mas tal como tu nunca me predispus a prepara-los.
    Ficaram maravilhosos!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro choco frito! Este ficou com um ar delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada :) Ficaram muito saborosos... estou fã!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. A sério? Então tenho que mandar uma caixinha para provares ;)
    Beijinhos

    Ps: JURO que não me estou a esquecer do passatempo!

    ResponderEliminar