terça-feira, 4 de junho de 2013

Bruschetta

Há combinações infalíveis em vários campos. Em moda, o rosa e o cinzento são uma aposta ganha, tal como na cozinha o tomate se liga ao pão de uma forma inexplicavelmente certa.
Tomate, pão e azeite é dos Deuses.... por isso, fui ao Mercado e trouxe uns tomate ainda em rama maravilhosos. Um sabor excelente e ainda bem rijos, como se quer para comer numa bruschetta.

É um bom lanche, uma entrada correcta num jantar em casa mais informal e até uma forma divertida de por miúdos a comer coisas mais saudáveis.

1 fatia de pão rústico grande ou duas mais pequenas
1 tomate bem vermelho e rijo (para não se desfazer e deitar todo o seu sumo ao cortar)
2 colheres de sopa de azeite bom
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de tomilho seco
sal grosso q.b.
pimenta preta fresca moída q.b.

Lave bem e corte o tomate em cubos. Numa tacinha ponha o azeite, o alho e o tomilho e aqueça por 30 segundos no microondas. Pincele o pão com este preparado de modo a ficar todo coberto, mas reserve um restinho para o final.
Disponha o tomate por cima da fatia e finalize com pinceladas leves do azeite remanescente. Tempere com uma pitada de sal grosso e pimenta e sirva :)

Pode opcionalmente, no caso de ser como refeição leve, servir com um ovo à la coq (cozinhado em água fervente por 2 minutos)


Sem comentários:

Enviar um comentário