segunda-feira, 24 de junho de 2013

Caril de frango e camarão

Ontem foi de dia de ronha, de dolce fare niente, de mimo e de passeio.
Acordei e resolvi não fazer absolutamente nada que implicasse mais que ir à cozinha ou tratar da C.
Depois da tropa reunida e pronta para sair de casa (o que pode rondar as 2h), resolvemos ir passear e aproveitar a tarde que estava esplendorosa.
No regresso vinha a pensar o que fazer para o jantar (é inevitável) e estava a apetecer-me algo reconfortante e perfeito, como tinha sido o dia até aí.
Pensei, dei voltas ao frigorífico e perguntei a medo ao B o que é que ele gostava de jantar. A resposta foi simples: Não aí camarão e frango? Porque é que não juntas tudo e pões caril? (Adoro a parte do pões caril como se saísse de uma qualquer lata já preparado e fosse só aquecer no microondas).
Achei a ideia boa e pus mãos à obra. Descasquei os camarões crús, deixando só a cabeça e o rabo, para os segurar, arranjei o frango e cortei-o em cubos e comecei...
Estava tão bom, mas tão bom que hoje podia comer igual. Adoro quando isto acontece! Foi mesmo perfeito. O jantar e um bom filme. No fim, remate para café com uns Fôfos de Belas oferecidos pelo meu Pai. Bom Domingo, hein? :)

12 camarões 20/30 (eu compro assim maiores porque eles mirram sempre quando cozem, mas se quiserem usar mais pequenos, também podem...)
500 g de peito de frango
1 lata de leite de côco
4 colheres de sopa de caril em pó (compro no mercado e é totalmente diferente daqueles dos supermercados. É aromático e forte e absolutamente delicioso)
1 pau de canela
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de grãos de mostarda
4 sementes de cardamomo
4  jimdungos ( ou a gosto)
Sal grosso q.b.
Raspa de meia lima

Num tacho derreta a manteiga e junte o frango. Tempere com sal e mexa bem, para o sal se envolver. Junte o caril, a canela, os grãos de mostarda, as sementes de cardamomo e os jimdungos e envolva muito bem. Adicione o leite de côco e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Junte os camarões e a raspa de lima e retire quando os camarões estiverem perfeitamente rosados. Pode experimentar, com um garfo, picar o camarão, visto este estar sem casca no miolo. Não deve estar muito mole, porque isso significaria que tinha cozinhado de mais.

Sirva com arroz basmati ou mesmo um agulha. O que interessa é que esteja solto e que se embeba neste molho delicioso!





2 comentários:

  1. Ah! Gosto tanto de caril! No outro dia fiz um de vegetais que também estava bem bom! E esta mistura de frango com camarão é tão oriental! :-)

    Não te esqueças do passatempo a decorrer no meu blogue:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

    Conto com a tua criatividade! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Pois é... pensei exactamente a mesma coisa: Parecia que era comida tailandesa :)
    Não me esqueço, está prometido! :)

    Obrigada e beijinho

    ResponderEliminar