quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bacalhau com batata nova, ovo e azeite de tomilho

Adoro bacalhau. Seja de que forma for, o bacalhau, quando bem demolhado e confeccionado é uma autêntica tentação.
Por isso, comprei um bacalhau no mercado que esteve cerca de quatro dias a demolhar. Para demolhar bem um bacalhau, peça para lho cortarem às postas e quando chegar a casa, trate dele com o maior cuidado.
Mude a água cerca de 3 vezes ao dia, mais ou menos de oito em oito horas. A água deve ser sempre fresca e limpa. Repita este processo por cerca de 3 a 4 dias, até que o excesso de sal saia todo e o bacalhau inche o suficiente.
Pode optar por congelar algumas postas se não o for cozinhar todo ou, no caso de servir de refeição para um almoço ou jantar para mais gente, utilize-o todo.
A forma mais simples de o cozinhar e sem grandes erros é cozê-lo. Pode cozê-lo com batatas e ovo, juntar grão de bico, feijão verde, bróculos ou qualquer outro legume do seu agrado.
No entanto, há muitas pessoas que acham que o bacalhau cozido é sensaborão e preferem cozinhá-lo de outras formas.
Eu acho que cozido e com um bom azeite é o suficiente para fazer as delícias de todos.
Por isso, hoje fiz um bacalhau simples, cozido, com batata nova e ovo. Acompanhei com azeite de tomilho.

Para dois:

2 postas de bacalhau
10 batatas novas pequenas
2 ovos
azeite de boa qualidade
tomilho fresco
sal grosso q.b.
pimenta preta fresca moída q.b.

Numa panela grande coloque o bacalhau e as batatas e cozinhe. Tempere com sal grosso. Quando as batatas estiverem prontas, o bacalhau também estará (porque são mais pequenas e o bacalhau não vai cozinhar em demasia).
Cerca de 5 minutos antes de ficar pronto, coza os ovos.
Para o azeite, é muito fácil. Numa frigideira ou num púcaro, verta uma quantidade de azeite generosa, suficiente para temperar o prato. Adicione o tomilho fresco e deixe aquecer bem, quase até levantar fervura. Passe-o para uma molheira e moa pimenta a gosto por cima.

Sirva bem quente!


Sem comentários:

Enviar um comentário