sexta-feira, 21 de junho de 2013

Bife tártaro em tomate fresco

Dia de correria. Reuniões de trabalho de manhã, mil emails para responder por causa de um evento que está a uma semana de acontecer, muito trabalho para despachar à tarde. Tudo isto é deixado e lado sempre que a baby C pede, o que não acelera o processo de chegada ao fim de dia para relaxar. Mas vale muito a pena! Graças por ir tendo algum trabalho (menos do que queria) e por já estarem a pedir mais caterings, novamente. Obrigada!
Mas entre tudo isto e a fome a apertar, não me sobrava muito tempo para fazer um grande almoço. Uma coisa rápida, saborosa e diferente não aparece como que por milagre na nossa imaginação (ou pelo menos, nem sempre).
Tinha um bocado de carne picada e lembrei-me de fazer um bife tártaro. E pensei: que ideia fabulosa! Quase não requer trabalho e é um prato que a-d-o-r-o! Mas inventei um bocadinho porque juntei um tomate à receita....
Mãos à obra... :)

100g de carne de vaca picada
6 alcaparras
1 tomate
1 colher de chá de cebola picada
1 colher de café de molho worcestershire
1 colher de café de molho inglês
1 gema de ovo
tomilho a gosto
sal grosso q.b.
pimenta preta fresca moída q.b.

Numa taça coloque a carne e junte: sal, pimenta, molho inglês, molho worcestershire, cebola e alcaparras. Misture muito bem, com as mãos. Deixe repousar.
Corte a parte de cima do tomate e retire-lhe a polpa ( o máximo que conseguir, sem danificar a parte de fora). Guarde a polpa para juntar a um molho, por exemplo.
Junte a gema à carne  e misture bem. Polvilhe com tomilho a gosto e recheie o tomate. Pode comer apenas assim, para uma refeição mais ligeira, ou juntar uma massa fresca levemente salteada em azeite a alho.








Sem comentários:

Enviar um comentário