segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sopas de bebé e criança

Este post tinha que existir. Já recebi várias vezes emails e mensagens onde me perguntavam o que fazia para a Baby C comer tão bem. Achei sempre muita graça e lá fui dando algumas indicações sobre este mundo tão novo para mim.
Hoje recebi um telefonema quase exasperado a pedir por favor para fazer umas sopas para uma bebé que não come nada. após uma breve conversa, fiquei a perceber que a Mãe em questão - e que sabe que eu estou a escrever isto... ;) - andava a dar misturar sabores que não lembravam a ninguém. a pergunta simples que lhe fiz foi: gosta de comer peixe cozido com beterraba e couve flor? ou quiçá um peito de frango com couve lombarda e chuchu? Não, pois não? Então se calhar a M. também não....
Depois de uma boa risota, lá acedi a fazer alguns cremes e o meu segredo (que no fundo é apenas bom senso ao nível do paladar) é conjugar sabores que nós gostemos e que combinem bem.
Peixe cozido com batata e cebola ou com batata e cenoura é perfeitamente plausível, certo?
Assim sendo deixo aqui algumas hipóteses de conjugações para as Mamãs ou Mamãs to be que se vejam neste desespero da comida. Keep it simple! Simple is good.... Estas receitas dão para duas refeições.

Creme de cenoura:

- 1 cenoura
- 1 batata
- 1 posta de pescada
- água q.b.
- 1 fio de azeite

Lave muito bem e corte os legumes. Coza-os com o peixe em água a ferver (cubra os legumes com pouco mais de 2 cm de água). Não adicione sal. Quando estiver tudo cozinhado, desligue o lume e tire o peixe. Retire-lhe a pele e as espinhas, ficando apenas com os lombinhos. Num liquidificador (este também é um bom segredo para ficarem aveludadas e sem grumos) coloque a batata, a cenoura, o peixe, água da cozedura até meio dos legumes (não os cubra!) e um fio de azeite. Misture durante 30 segundos e terá um creme fabuloso.

O procedimento é o mesmo para as outras receitas... Quando juntar carne (eu uso mais frango, coelho e perú) a quantidade é cerca de 50g, mas eu faço mais ou menos a olho e basta juntar a carne já limpa e cozê-la.

Outros peixes que uso são: dourada, linguado, robalo, peixe galo. O procedimento é o mesmo a menos que peçam na peixaria apenas os lombinhos/filetes e não precisam de os limpar depois de cozinhados.

Creme de alho francês:

- 1 alho francês pequeno (apenas o talo branco)
- 1 batata
- 50 g de peito de perú
- água q.b.
- 1 fio de azeite

Creme de cebola e espinafres:

- 1 batata
- 1 cebola pequena ou 1 chalota
- 8 folhas de espinafres
- 1 filete de linguado (50g)
- água q.b.
- 1 fio de azeite

Creme de abóbora:

- 1 batata
- o equivalente a 1 batata em abóbora
- 50g de peito de frango
- água q.b.
- 1 fio de azeite

Creme de courgette:
- 1 batata
- 1 courgette pequena (ou meia se for muito grande)
- 1 lombo de robalo
- água q.b.
- 1 fio de azeite


Espero que as receitas sejam úteis e que os vossos minis gostem. Dúvidas, dicas e sugestões, estou disponível através de mensagem na página do Facebook ou através do nosso email: encomendaslachef@gmail.com






















Sem comentários:

Enviar um comentário