terça-feira, 17 de setembro de 2013

Caldeirada de peixe

Começa o Outono a espreitar e eu já me entusiasmo com pratos mais quentes e robustos. Pratos que sabem bem no sofá. Pratos cozinhados em barro ou no forno. Pratos que pedem uma manta e um enorme suspiro de satisfação. A caldeirada é um desses pratos. Bom peixe, umas batatas perfeitamente cortadas em largas rodelas, a cebola que se funde no molho, o pimento que chega e dá o ar da sua graça. É isto que acontece a cada garfada.
É um prato simples e desempoeirado, que não dá trabalho e quem nem se deve mexer! É só deixar estar. Apurar é a palavra de ordem e o paladar agradece.
Quando fiz esta caldeirada, pedi no mercado que me arranjassem peixes bons e mos cortassem em pedaços grosseiros, que vão perdendo lascas aquando da cozedura e que agradavelmente descobrimos à medida que vamos provando. Raia, cação, tamboril e safio foram os eleitos pela D. Teresa (essa Santa que me acode aos pedidos mais estranhos) e por cá, foi mais que aprovado. Estava para lá de fabuloso e eu tinha que partilhar convosco.


600g de peixe variado, partindo em pedaços
500g de batata
2 cebolas grandes
1 pimento vermelho
3 tomates
200 ml de vinho branco
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta preta fresca q.b.
salsa a gosto


Descasque e corte as batatas em rodelas com cerca de um dedo de espessura. Descasque as cebolas e corte-as em meias luas muito finas. Corte o pimento em tiras longitudinais e os tomates bem lavados em rodelas. Lave o peixe e reserve.
Num tacho, leve as cebolas a refogar com uma quantidade boa de azeite (mais que o suficiente para cobrir o fundo). Deixe-as amolecer e ficarem alouradas. Disponha uma camada de batatas, uma de peixe, uma de tomate e uma de pimentos. Tempere com sal e pimenta q.b. e regue com uma parte do vinho. Repita este processo até terminar os ingredientes. Termine com salsa picada grosseiramente, a gosto. Cubra com uma tampa e deixe cozinhar em lume brando. Não mexa!

















2 comentários:

  1. Gostei do novo look do blog!

    Adoro caldeirada e esta deve estar deliciosa.

    ______________________
    ♠ Ana Teles | Telita ♠
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Ana!

    Estava muito boa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar