terça-feira, 3 de setembro de 2013

Um arroz de frango de bradar aos céus!

Na semana passada fomos jantar a casa de uns amigos, a M. e o S. e não podíamos ter sido melhor recebidos. A casa gira, mas gira, um ambiente super acolhedor e claro... o cheirinho que teimava em sair da cozinha, deixava adivinhar que fosse lá o que fosse devia estar bem bom. E nós gostamos é disso. De bons amigos, de estar à volta da mesa e de boa comida. O vinho servido em jarro de barro deixou-me logo a sorrir - a relembrar férias de infância em que o vinho vinha para a mesa directamente da pipa -  e o pão de Mafra estava qualquer coisa de extraordinário - o que me fez parecer uma "piquena" alarve que nunca tinha provado tal iguaria. Uma maionese de alho caseira tão saborosa que apetecia lamber directamente da tigela... enfim! Podem imaginar que eu estava nas minhas 19 quintas :)
Depois de umas quantas fatias de pão e daquela coisa maravilhosa que apetecia rapar da tigela, o S. trouxe para a mesa uma "pequeníssimo" tabuleiro que dava para alimentar um quartel...
A apresentação (que já vos mostro abaixo) estava muito gira: os frangos vinham quase em suspenso, como que a caminhar arroz fora. E o cheiro... já vos falei do cheiro? Maravilhoso!
Atacámos com quantas forças pudemos e, claro está, pedi a receita que hoje partilho convosco. Deve ser feito de um dia para o outro.


2 frangos inteiros sem miúdos
1 kg de arroz
água
4 limões
2 chouriços de carne
sal a gosto
manteiga q.b.

Coloque os frangos numa panela e junte-lhes o sumo dos quatro limões. Parta estes últimos em pedaços e junte ao preparado, temperando com sal a gosto. No dia seguinte, coza os frangos em água e adicione um chouriço sem pele cortado em bocadinhos. Retire-os depois de prontos e reserve. Passe a água num passador, guardando apenas os pedaços de chouriço.
Cozinhe o arroz nesta água, com os pedacinhos de chouriço, voltando a rectificar o tempero de sal.
Escorra o arroz depois de pronto e coloque num tabuleiro de ir ao forno. Disponha os frangos por cima. Corte outro chouriço às rodelas e espalhe como preferir por cima do preparado. Barre os frangos com manteiga a gosto e leve ao forno até estes últimos corarem.















2 comentários:

  1. Ficou com um apetitoso aspeto.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Susana! Mas o mérito foi todo do meu amigo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar