quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Açorda de bacalhau

Já sei que alguns vão reclamar por fazer dois posts seguidos de bacalhau, mas este prato também tem que ser espalhado por aí.
Já sabem que não gosto de deitar comida fora e pão então... faz-me muita impressão. Sempre que endurece e sobra, eu guardo num saco à parte e tenho sempre uma óptima desculpa para fazer uma açorda. Seja a acompanhar algum prato ou seja ela a estrela da mesa, a açorda é outro daqueles pratos que aquece a alma.
Mas não pensem que por ser uma receita fácil e rápida devemos descurar na atenção que lhe damos... pelo contrário! A açorda é um prato que se prepara à conversa na cozinha, com amigos e um bom copo de vinho. É como o risotto.. se sairmos de perto dele, arriscamo-nos a perdê-lo para sempre ;)

- 500 g de bacalhau demolhado e desfiado/lascado
- 600 g de pão
- 1 l de água
- 3 ovos
- 2 chalotas
- 6 dentes de alho
- azeite q.b.
- pimenta preta moída fresca
- salsa q.b.

Demolhe o pão em água.
Leve a lume as chalotas e os dentes de alho finamente picados em azeite. Sejam generosos neste ingrediente... não ponham apenas a quantidade suficiente para cobrir o fundo do tacho.
Adicione o bacalhau quando as chalotas e o alho estiverem bem alourados. Mexa bem e a pouco e pouco vá acrescentando pão. Não pare de mexer, de forma a não pegar no fundo do tacho. Quando terminar o pão, tempere com pimenta preta ou pimenta de caiena (em menor quantidade) e envolva bem. Assim que o bacalhau estiver cozinhado, retire do lume (se for necessário, durante o processo de cozedura, acrescentar um pouco de água para amolecer melhor o pão, faça-o, mas cuidado para não ficar muito líquido).
Bata os três ovos inteiros e misture-os bem ao preparado. Finalize com salsa fresca picada a gosto.


















Sem comentários:

Enviar um comentário