Sem pretensões, este "spot" vai revelar segredos de cozinha, receitas, experiências, ideias e coisas inimagináveis ligadas ao prazer de comer. Quem disse que os blogues de cozinha são monocórdicos? Espero que gostem, que sonhem, que experimentem receitas e que tenham o vosso momento culinário diário! Eu terei o meu...
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Robalo no forno com tomilho
Hoje a Princesa C. foi ao Mercado da Ribeira pela primeira vez. Gostou muito de andar por lá a passear e toda a gente gostou de a ver, fora da barriga da Mãe.... :)
Claro está que na banca do peixe me ia perdendo... o habitual! Mas hoje resolvi trazer para o almoço robalo e fazê-lo de uma forma muito rápida, porque tinha muitas coisas para tratar e não podia ser nada muito elaborado.
Enquanto dei o biberão à C., pus o forno a aquecer a 200ºC. A seguir? 2 minutos de preparação e esperar que o calor faça o resto....
2 robalos
Batatas novas
Azeite q.b.
Tomilho a gosto
Sal q.b.
Num pirex disponha os robalos (já amanhados) e as batatas cortadas em cubinhos. Eu deixo a casca porque o sabor fica mais intenso.
Tempere as batatas com um fio de azeite e sal. Polvilhe com tomilho a gosto.
Leve ao forno. Quando as batatas estiverem prontas (vá verificando com um garfo), o peixe também estará...
Aqui fica o antes e o depois :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que bom aspecto Martinha!!! Olha e deixas o forno o tempo todo a 200 graus? Mais ou menos qto tempo? E já agora, o peixe não fica seco? É que normalmente, das minhas experiências, as batatas demoram mais tempo a cozer que o peixe. Obrigada e parabéns pelo blog ;)
ResponderEliminarQuerida L,
ResponderEliminarObrigada :)
Sim, deixo sempre a 200º C e o peixe não seca. O truque é cortares as batatas em cubos pequenos, para que cozinhem mais depressa. O fio de azeite também ajuda. Se forem peixes maiores do que estes "individuais", cozinho de outra forma. Mas neste caso, resulta sempre e o peixe fica húmido. Rege-te pelas batatas (com um garfo, por exemplo, e "esquece" o peixe).
Isto é válido para robalos, douradas e outros peixes deste tamanho e gordinhos. Por exemplo, um linguado ou uma solha (que são muito finos), já não dá. Mas sinceramente, também não os faço no forno.
Experimenta e diz-me como correu!
Beijinhos e obrigada por me "leres" ;)
Ola Martinha.
ResponderEliminarOntem fiz um robalinho no forno e ficou uma maravilha! Como nao tinha vinho branco que costumo usar no peixe no forno fiz a tua receita :)
Pequeninas alteracoes. As batatas sem cascas aos cubos pequenos para cozerem mais depressa e alem do azeite e alho temperei o peixe com salsa e ervas de provence! Muito bom. Vou continuar a ver o teu blog a procura de mais coisas p experimentar :)
Querida L,
ResponderEliminarFico muito contente! Ainda bem que segues e experimentas. Foi fácil, não foi?
Beijinhos