Já sabem que não gosto de deitar comida fora e pão então... faz-me muita impressão. Sempre que endurece e sobra, eu guardo num saco à parte e tenho sempre uma óptima desculpa para fazer uma açorda. Seja a acompanhar algum prato ou seja ela a estrela da mesa, a açorda é outro daqueles pratos que aquece a alma.
Mas não pensem que por ser uma receita fácil e rápida devemos descurar na atenção que lhe damos... pelo contrário! A açorda é um prato que se prepara à conversa na cozinha, com amigos e um bom copo de vinho. É como o risotto.. se sairmos de perto dele, arriscamo-nos a perdê-lo para sempre ;)
- 500 g de bacalhau demolhado e desfiado/lascado
- 600 g de pão
- 1 l de água
- 3 ovos
- 2 chalotas
- 6 dentes de alho
- azeite q.b.
- pimenta preta moída fresca
- salsa q.b.
Demolhe o pão em água.
Leve a lume as chalotas e os dentes de alho finamente picados em azeite. Sejam generosos neste ingrediente... não ponham apenas a quantidade suficiente para cobrir o fundo do tacho.
Adicione o bacalhau quando as chalotas e o alho estiverem bem alourados. Mexa bem e a pouco e pouco vá acrescentando pão. Não pare de mexer, de forma a não pegar no fundo do tacho. Quando terminar o pão, tempere com pimenta preta ou pimenta de caiena (em menor quantidade) e envolva bem. Assim que o bacalhau estiver cozinhado, retire do lume (se for necessário, durante o processo de cozedura, acrescentar um pouco de água para amolecer melhor o pão, faça-o, mas cuidado para não ficar muito líquido).
Bata os três ovos inteiros e misture-os bem ao preparado. Finalize com salsa fresca picada a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário