No Sábado vieram cá a casa uns amigos de infância do B. e resolvemos abrir oficialmente a época de churrasco.
Com o tempo do nosso lado, a boa disposição e a conversa animada foram constantes e pela noite (muuuuito) dentro.
Elegemos vinho tinto para companhia durante toda a noite e carnes não faltaram: entremeada de porco, folha de alcatra, novilho, entremeada de vaca, salsicha fresca, bifana, entrecosto e chouriço! Todas saídas do Mercado nessa manhã e temperadas só com sal grosso. O carvão fez o resto :)
Uma salada de alface roxa e cogumelos Paris e batatas assadas com casca, com tomilho e azeite. Deliciosas!
A noite ia longa e quando chegou à hora de arrumar, sobraram algumas carnes (poucas) já cozinhadas e como sabem, parte-se o coração só de pensar em deitar comida fora. Por isso ontem fiz uma receita de reaproveitamento, totalmente improvisada, que nem sequer tinha a certeza de resultar muito bem. Mas os astros estavam do meu lado e saiu um prato de forno fantástico, que podem adaptar sempre que quiserem aproveitar carne que tenha sobrado ou mesmo fazê-lo propositadamente.
Aqui fica:
+/- 500g de carnes já limpas, sem gordura nem osso cortadas em pedacinhos muito pequenos
2 copos de arroz
5 copos de água
2 dentes de alho
1 colher de sopa de açafrão
sal q.b.
azeite q.b
Pré aqueça o forno a 180º C
Corte as carnes que sobraram em pedacinho muito pequenos, retirando todas as gorduras e ossos.
Num tacho cubra o fundo com azeite e junte o alho picado. Deixe alourar, junte o arroz deixando fritar um bocadinho e adicione as carnes. Tempere com sal grosso (cuidado porque as carnes já tinham sal quando foram para a grelha, por isso é melhor dosear bem) e açafrão. Mexa muito bem e junte a água. Deixe cozinhar em lume brando até quase ter evaporado toda a água.
Desligue o lume e coloque o arroz num pirex de forno e termine no mesmo a cozedura.
Tinha-me sobrado um bocadinho de chouriço, pelo que cortei umas rodelas e dispus por cima (quando levei ao forno), como podem ver na foto.
Ficou uma delícia! :)
É pena que não mencionaram o assador ...
ResponderEliminar