segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Lasanha de carne

Que a minha Avó é uma inspiração, sabem muitos. Mas que eu sou detentora de verdadeiras relíquias da culinária, graças a ela, poucos têm ideia.
Desde máquinas dos anos 70, a modeladores de hamburgueres, a fritadeiras por estrear e a cassettes VHS com milhares (não, não é força de expressão) de receitas gravadas, aquilo que mais me fascina são os seus cadernos de receitas. Perfeitos, pormenorizados, com uma letra de fazer inveja e cheios de anotações e comentários que quase parece estarmos a conversar.
O caderno que ando agora a ler, tem receitas de babar - algumas eu já conhecia e já pus aqui no blog - outras ando a namorar. Experimentei esta lasanha de carne, que é uma delícia. Podem simplificar e comprar massa de lasanha fresca, para ser menos moroso.
Resolvi partilhar :)

2 embalagens de lasanha fresca
2 tomates
2 cebolas
5 dentes de alho
5 folhas de louro
500 g de carne picada limpa de vaca
1 caldo de galinha
50 g de chouriço picado
Azeite q.b.
500 ml de béchamel
pimenta a gosto
sal q.b.

Refogue a cebola,o alho e o louro em azeite.Junte os tomates em pedaços pequeninos, bem como o caldo de galinha. Deixe apurar um pouco.
Em seguida, adicione a carne e o chouriço, deixando apurar bem.
Barre um pirex de forno com um pouco do béchamel, e comece a montar a lasanha. Uma folha de massa e outra de carne, até terminar os ingredientes (sendo que a última deve ser de massa). Verta o restante molho por cima e leve ao forno até ficar ligeiramente tostado no topo.









2 comentários:

  1. As receitas das avós são sempre maravilhosas, A tua lasanha ficou com um aspeto muito bom:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    É verdade, são verdadeiros tesouros! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar