quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cubos de salmão com molho oriental

Salmão é daquelas pequenas maravilhas que é impossível não gostar. Crú, no forno, grelhado, fumado... eu, pelo menos, não resisto.
Já dei aqui algumas receitas de salmão e esta é daquelas que dá jeito para uma "emergência". Sabem que eu, como vossa amiga, estou sempre a zelar pelos vossos interesses e por isso mesmo, a facilitar-vos (quase sempre) a vida.
Não há nada mais assustador que alguém tocar à campainha sem nós estarmos à espera ou ligar a dizer "sim, sim.... daqui a dez minutos passo só para dar um beijinho". Claro está que o beijinho nunca fica por aí e conversa puxa conversa, fica mais alguém para jantar. Eu, que sou fã número um de ter a casa cheia, estou sempre a alinhar nestas coisas. O pior é quando chegamos à cozinha e temos que realterar tudo aquilo que tínhamos planeado... É. Acontece várias vezes por cá... E para que não sejam apanhados de surpresa, uma entrada bem simples, extra rápida e, claro... deliciosa!


400g de lombo de salmão
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de chá de sakê
1 pedaço de gengibre fresco (cerca de 2cm por 2cm)
1 lima


Limpe bem o salmão, retire-lhe todas as espinhas e corte-o em cubos. Se não tiver tempo, jeito ou paciência, peça na sua peixaria, que fazem de bom grado.
Num liquidificador ponha: o molho de soja, o sakê, o gengibre e o sumo de uma lima. Misture bem cerca de 20 segundos e regue o salmão com este molho. Em opção, pode servir o molho numa taça à parte e cada pessoa "mergulha" o peixe a gosto no mesmo.







3 comentários: