terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bacalhau com natas da minha Avó

Bacalhau com natas que é bacalhau com natas tem que nos reportar à infância. À comida que aconchega, ao sorriso das Avós, ao aroma inconfundível que invade a casa anunciando o jantar a ser preparado. É daqueles pratos que se repete. Uma e outra vez. Que dá vontade de rapar os restinhos mais tostados das curvas do tabuleiro que foi ao forno. É daqueles em que fazemos uma pausa para respirar, para depois nos voltarmos a deliciar com aquela textura perfeita e ficarmos com a sensação de coração quente. O bacalhau com natas da minha Avó é assim. Parece que os problemas desaparecem enquanto saboreamos cada garfada. E enquanto o cozinhamos... também. Mas com amor. Façam sempre a vossa comida com muito amor.
Hoje fiz. Foi terapêutico. Foi feito com amor e muitas recordações.



Para 8 pessoas:

1,5 kg de bacalhau demolhado e desfiado grosseiramente
2,5 kg de batata
5 cebolas
600 ml de natas
1l de molho béchamel
azeite q.b.
1 pitada de sal
pimenta preta q.b.


Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Descasque e corte as batatas em cubos pequenos. Frite-as em óleo quente, mas não muito tempo. Apenas para alourar. Reserve.
Descasque as cebolas, corte-as em rodelas finas e refogue-as em azeite ( a quantidade de azeite deve ser suficiente para cobrir o fundo do tacho, mas generosamente). Junte o bacalhau em lascas/pedaços pequenos e envolva bem. Deixe o bacalhau e a cebola amolecerem . Vá juntando as batatas a pouco e pouco e misturando suavemente no preparado. Numa taça à parte, tempere as natas com uma pitada de sal e pimenta preta fresca moída. Verta o líquido para o tacho e envolva muito suavemente. Retire do lume e coloque tudo dentro de um tabuleiro de ir ao forno (que até convém que seja aquele que levará à mesa). Finalize com o molho béchamel por cima e leve a gratinar. Cerca de 15 minutos deverão ser suficientes, no entanto, vá verificando, porque nem todos os fornos são iguais.



























2 comentários:

  1. Quem não gosta de um bom bacalhau com natas?!

    ResponderEliminar
  2. É verdade Marisa! Este é, de facto, uma delícia. Sabe mesmo a comida feita pela Avó :)

    ResponderEliminar