terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bacalhau à Braz

Há comidas que foram feitas para comer directamente do tacho. Verdade! Já experimentaram comer um bom estufado ou uma boa massa do tacho, só na ideia de provar e de repente parecem uns alarves em frente ao fogão porque não conseguem parar? Pois a mim já me aconteceu várias vezes. E este bacalhau de hoje tem isso... apetece tirar só mais um bocadinho para ter a certeza que está mesmo, mesmo bom. A cebola que alourou perfeitamente no azeite, crepitando alegremente, o cheiro da salsa fresca acabada de cortar, a quantidade certa de ovos para deixar o prato bem húmido e absolutamente irresistível.... NHAM!
Já me disseram que cozinhar bacalhau é difícil porque geralmente fica seco e sem graça. Eu não concordo. Acho que todos os pratos de bacalhau têm o seu "quê" especial e são todos um deleite para o palato.
Esta receita é simples de fazer e bastante rápida. Confiram:


500g de bacalhau demolhado e desfiado
350g de batata cortada em palha
1 cebola grande
3 ovos
azeite q.b.
sal grosso q.b.
salsa fresca a gosto

Cubra o fundo de um tacho com uma camada generosa de azeite e quando este estiver quente, adicione a cebola, cortada em meias luas fininhas. Deixe alourar e adicione as batatas. Frite-as neste preparado e junte o bacalhau. Tempere com sal a gosto e verifique se necessita de mais um fio de azeite.
deixe cozinhar em lume brando, até as batatas e o bacalhau estarem bem envolvidos com a cebola e o azeite. Pode retirar um pouco de bacalhau para confirmar a cozedura.
Bata levemente os três ovos numa taça e, assim que desligar o lume, adicione-os ao preparado, envolvendo rapidamente e muito bem. Deve ficar húmido e os ovos não devem cozinhar.
Pique salsa fresca a gosto e polvilhe para finalizar o seu prato






.























2 comentários:

  1. Adoro bacalhau à brás :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana,

    Vou espreitar, sim! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar