quinta-feira, 25 de julho de 2013

Molhos que todos devemos saber fazer!

Já há imenso tempo que ando para fazer este post e peço desculpa a quem já me tinha pedido dicas sobre molhos... De facto são fundamentais, dão jeito para mil e uma coisas e nem sempre sabemos onde ir buscar.
Não digo com isto que o meu molho Holandês é melhor que o da vizinha, mas eram as receitas da minha Avó e todas elas saem certinhas.
Comecei a pesquisar por entre livros e papéis com anotações uma receitas de molhos quando fiz a minha primeira lasanha e precisava de um molho béchamel. Ora se eu tinha feito tudo de raiz, não ia ser o molho a estragar tudo... por isso aventurei-me e saiu muito bem.
Béchamel dá para muita coisa: lombinhos de pescada, lasanha, folhados com frango... enfim! O molho Holandês é essencial para uns bons ovos benedict e por aí fora...
Por isso, aqui ficam algumas receitas, que esperam que sejam úteis.
Como sabem, cozinho sempre as minhas sugestões e fotografo-as para vocês verem, mas tanto molho não dava para guardar, por isso... a foto não corresponde! É a minha heroína, a Julia Child ;)

Molho Holandês:
2 gemas
150 g de manteiga
1 colher de sopa de água morna
gotas de sumo de limão
sal q.b.
pimenta preta q.b.

Num tacho coloque água e uma taça por cima, sem que está toque no líquido (para cozinhar em banho-Maria). Aqueça até estar quase a ferver.
Na taça misture as gemas, a água e tempere com sal e pimenta. Bata com uma vara de arames até o molho começar a engrossar.
Vá juntando pedaços da manteiga e mexendo bem até que esta derreta, até terminar toda a manteiga disponível. Desligue o lume e junte umas gotas de sumo de limão, enquanto continua a bater.


Molho Béchamel:
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
leite q.b.
sal q.b.
pimenta preta q.b.
noz moscada q.b.

Num tacho derreta a manteiga e adicione a farinha, mexendo sempre com uma vara de arames. Vá juntando leite aos poucos, nunca parando de mexer. Tempere e deixe cozinhar até o molho engrossar, verificando sempre que fica com uma textura suave e sem grumos. Atenção! Não deite muito leite de cada vez, para não aguar o molho.


Aioli:
2 dentes de alho
2 colheres de chá de mostarda Dijon
2 gemas
2 dl de azeite
1 colher de vinho do Porto seco
sal q.b.
pimenta q.b.
gotas de sumo de limão

Misture o alho, o sumo de limão, a mostarda e tempere com sal e pimenta. Junte as gemas e bata com uma vara de arames. Adicione o azeite, primeiro em gotas e depois em fio, nunca parando de bater. Junte o Porto e misture bem.






Julia Child e o seu maior fã, o marido, Paul


















2 comentários: