terça-feira, 14 de maio de 2013

Francesinhas

Tenho muita família e muitas raízes por Portugal fora. Mas é tudo do Norte... comem bem, bebem bem e acho que essa veia, também a tenho ;)
Durante anos trocaram-se receitas sobre o molho da Francesinha ideal e nunca havia grande consenso, porque eram todos muitos bons.
Eu adaptei a minha versão e acho-a uma delícia....
Que o diga o B. que amou e não conseguia parar de comer!
Como eu sou assim um coração de manteiga e também quero que vocês façam umas Francesinhas maravilhosas, aqui fica:

Francesinha:

1 fatia de pão (mistura, alentejano...)
100 g de bife (vazia, por exemplo)
1 linguiça
1 fatia de salame
5 fatias de queijo (gouda é uma boa opção)
1 ovo

Molho:

200 ml de cerveja
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de farinha com fermento
1dl de leite
1 caldo de carne
2 folhas de louro
2 malaguetas
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de vinho tinto
3 colheres de sopa de brandy

Pré aqueça o forno a 180º C
Num tacho dissolva o leite e a farinha. Junte a cerveja e deixe levantar fervura. Adicione o caldo, a polpa, o ketchup e a manteiga. Deixe ferver novamente e coloque o louro, o vinho e o brandy. Deixe cozinhar cerca de 3 minutos. Vai engrossar e libertar (algum!) álcool... :)

Numa frigideira de ir ao forno (em barro ou alumínio) disponha o pão, o bife, a linguiça cortada ao meio (na vertical) e a fatia de salame. Cubra com as fatias de queijo e leve ao forno até o queijo derreter.

Entretanto, estrele um ovo e quando retirar a frigideira do forno, coloque-o por cima da Francesinha. Ponha molho a gosto e delicie-se :)



Sem comentários:

Enviar um comentário