terça-feira, 7 de maio de 2013

Filetes de peixe em molho de manteiga e lima com notas de vinho branco

Em regra geral é mais difícil por as pessoas a comer peixe do que carne. Se bem que algumas nos surpreendam. Apesar de haver uma variedade enormíssima de peixes, às vezes dou por mim a pensar que compro sempre o mesmo ou que cozinho sempre da mesma forma.
O B., como homem que se preze, prefere um valente bife com molho à Marrare que eu faço ( segundo ele, O Melhor Bife do Mundo ), mas come sempre todas as minha maluqueiras e experiências e já vai pedindo mais para além do bife, o que me deixa muito feliz.
Mas quando ele me surpreendeu mesmo foi quando me pediu filetes "um dia destes"... e eu fiz.
Dependendo do peixe que o pescador traz ou que há na banca onde vou no mercado, nunca fujo muito dos mesmos, quando é só para usar os lombinhos... dourada, robalo, corvina (para lombos maiores)...

500g de filetes de peixe (à sua escolha, limpos e bem amanhados)
50 g de manteiga (não troquem por margarina)
50 ml de vinho branco
1 lima
sal grosso q.b.
pimenta preta q.b.

Tempere os filetes com sal grosso e pimenta a gosto.
Numa frigideira anti aderente grande, derreta a manteiga, em lume alto e adicione o vinho. Deixe reduzir e junte o peixe .Raspe a casca de uma lima para cima do peixe. Cozinhe de um lado e do outro cerca de 2/3 minutos (os filetes são muito finos e não devem ficar secos). Nos últimos 30 segundos antes de retirar o peixe, esprema meia lima em cima dos lombinhos.

Sirva com legumes ao vapor, batatinhas novas ou batatinhas noisette no forno.O céu é o limite!



Sem comentários:

Enviar um comentário