terça-feira, 28 de maio de 2013

Açorda de peixe e marisco

Tinha uns restos de pão do fim de semana e fiquei com o coração apertado só de pensar em deitá-lo fora. Custa-me imenso deitar comida ao lixo e até já me estava "a dar na cabeça a mim própria" por ter comprado tanto pão, quando me lembrei de fazer uma açorda. Fiquei logo animada!
Tinha comprado algum marisco e tinha dois filetes de peixe galo... M-A-R-A-V-I-L-H-A!

Não foi preciso muito para estar a cantarolar e a abanar-me na cozinha (é daquelas situações em que espero nunca ser apanhada!) e a preparar esta iguaria :)

600 g de pão
10 camarões 20/30
25 amêijoas
2 filetes +/- 200 g
4 dentes de alho
2 ovos
azeite q.b.
sal q.b.
coentros ou salsa se desejar

Coza o peixe em água com sal e reserve. Na mesma água cozinhe o marisco e depois de o retirar, coloque lá dentro o pão para o demolhar. O pão ganhará assim todo o sabor deste caldo de peixe e ficará com um aroma e sabor formidáveis.
Num tacho à parte, preencha generosamente o fundo com azeite e os dentes de alho grosseiramente cortados. Deixe alourar e junte o pão já demolhado. Mexa bem com uma colher de pau, de forma a desfazer o pão.
Adicione os filetes em pedacinhos, as amêijoas e os camarões (com ou sem casca) e misture bem.
Desligue o lume e parta dois ovos em cima deste preparado, envolvendo-os rapidamente.
Polvilhe com salsa ou coentros frescos picados.



Sem comentários:

Enviar um comentário