domingo, 10 de fevereiro de 2013

Maionese e molhos de fondue em 10 min!

Vão dar um jantar para amigos. Não vos apetece cozinhar muito porque estão sem tempo e por tal resolvem servir fondue. Até aqui tudo bem...
Pedem uma boa carne cortada em cubos no talho e em casa nem precisam de fazer grande coisa: cortar umas frutas, fazer um acompanhamento, uma salada e os molhos.
Os molhos?! Esqueceram-se de comprar os setenta mil molhos que fazem parte da magia de servir um bom fondue e os amigos estão a chegar?
Não desesperem!
Vamos fazer uma maionese simples e daí partiremos para os outros molhos...

2 gemas de ovo
1 pitada de pimenta preta
1 pitada de sal
1 colher de chá de mostarda suave
óleo/azeite q.b.

Num copo medidor (aqueles básicos que vêm com as marinhas mágicas) coloque o sal, a pimenta, a mostarda e as gemas. Com a varinha mexa ligeiramente. Vá juntando o óleo em fio (devagar), batendo sempre até ganhar a consistência (emulsionar) de maionese.

5 minutos, se tanto, foi o que isto demorou.
Agora os outros molhos. Tudo o que darei aqui são apenas sugestões, quem sabe os molhos que quer servir são vocês....

1- Numa tacinha pequena ponha alguma da maionese que fez e junte 2 colheres de chá de caril em pó. Mexa bem. Prove. Se necessário, rectifique as quantidades até ficar ao seu gosto.

2- Noutra tacinha, mais uma dose de maionese e desta vez com 3 colheres de chá de ketchup. Fica um molho de cocktail aldrabado (ainda assim, as pessoas adoram-no). Mais uma vez, rectifique as quantidades se for preciso.

3- Outra sugestão é juntar à maionese 3 colheres de chá de mostarda em grão (ou, se não tiverem, simples). O procedimento é o mesmo dos anteriores molhos.

4- Desta vez a sugestão é molho de açafrão. Junte 1 colher de chá de açafrão à maionese ou até ficar a seu gosto.

5- Molho de alho (aquele que nunca pode faltar): a restante maionese, divida em duas partes. Uma coloque numa taça e a outra deixe no copo misturador. Junte um dente de alho cortado e volte a bater com a varinha mágica. Se quiser, junte mais.

6- Porque não servir também um molho mais neutro? A maionese que acabou de fazer é deliciosa por si só... Sirva-a também. Se quiser (e tiver) junte-lhe uma folhas de salsa fresca picada.


Os amigos ainda não chegaram e com isto demorou dez minutos, poupou o dinheiro de 6 molhos em frasco e fez algo mais saudável.

Depois digam coisas, sim? :)


Sem comentários:

Enviar um comentário