domingo, 24 de fevereiro de 2013

A festa do B., a ementa e as sobras :)

O dia está lindo, como não estava há muito tempo, apesar de estar frio.
Apetece manta, sofá e ir passando, sem qualquer pressa, de canal em canal à procura de um programa que não exija muito da nossa capacidade de raciocínio...
Ontem foi noite de festa cá em casa. Um festa surpresa que correu muito bem, mas deu trabalho.
Tivemos na ementa:

- Shots de creme de courgette com crème fraiche
- Espetadas de tomate cherry com ricotta e manjericão fresco
- Linguiça picante assada no momento
- Folhadinhos de salmão fumado com queijo creme

Nos pratos principais, apostei em receitas que sabia serem certas:

- Caril de frango com arroz basmati
- Cachaço de porco cozinhado lentamente com batata noisette em azeite de tomilho
- Salada de alface roxa, chicória e coentros com raspa de lima e citronela.

Para adoçar a boca no final,

- Panna Cotta de lima
- Tarte folhada de maçã e canela
- Tarte folhada de chocolate preto
- Duo de fruta fresca: morango e ananás.

As mimosas foram saindo, os gins também e o vinho tinto foi fundamental para acompanhar as gargalhadas.
Whiskeys, vodkas e outros licores foram dando cor às conversas que se acumulavam sem pressa de ver o tempo passar.

Apesar de já ter sala outra vez e de estar recostada no sofá, a preguiça invadiu-me de tal maneira que não me apeteceu fazer almoço. Fui sondar o frigorífico e tudo me lembrava os pratos de ontem (o que pode ser bastante enjoativo, depois de passar horas a cozinhar).
Uns morangos com pé numa taça, duas fatias de pão alentejano com queijo creme, tomate cherry e alface roxa tomaram 2 minutos do meu tempo e muito depressa reocupei o meu lugar no sofá e o meu modo Domingo.

Mas tinha que partilhar convosco. Porque às vezes as sobras de grandes festas podem transformar-se num delicioso brunch.

Parabéns ao meu amor por mais um ano. Assim vale a pena. Muito :)


Sem comentários:

Enviar um comentário