terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Caril para quem não aguenta o desejo!


Todos gostamos de um bom caril. Eu gosto dele picante. Bem condimentado, da maneira certa.
Mas há dias em que os horários não permitem, o dia foi cheio e nem sempre fazer um caril de forma tradicional se torna numa tarefa exequível.
Foi o que aconteceu cá em casa. Entre visitas à Princesa C., biberões e banhos, a hora de jantar aproximava-se e caril nada. Mas a vontade estava cá. Era quase um desejo.
Daí a esta receita ultra rápida, foi um ápice. Ora espreitem….

- 500 g de peitos de frango
- 1 lata de leite de côco
- Caril em pó
- Malaguetas (3?)
- Azeite q.b.
- Sal q.b.

Corte o frango em cubos e aloure-o numa frigideira com um fio de azeite. Não deixe a cozinhar e junte-lhe a lata de leite de côco e caril em pó (cerca de uma colher de sopa ou a gosto).
Mexa bem, até que o caril esteja dissolvido. Retifique o tempero usando sal q.b.
Junte (3?) malaguetas finamente picadas e deixe levantar fervura. Cozinhe cerca de 5 min e retire do lume. Sirva de imediato.

Pode acompanhar com arroz basmati ou vaporizado. Na falta destes, arroz agulha também serve (o importante aqui é que não sobre molho!) J

2 comentários:

  1. Parece bem:)

    Vou partilhar a minha receita.

    Numa tacho/panela já aquecido com lume médio coloco uma colher de sopa de caril suave e outra de caril hot, vou mexendo até torrar(não muito) , baixo o lume e junto coentros indianos em pó ou em semente (em pó metade de uma colher de chá e se for sementes o que eu prefiro uma colher de chá cheia) esmagados com duas malaguetas e sementes de mostarda em pó e coloco no tacho, junto duas colheres de sopa de óleo deixo fritar um pouco e vou mexendo até formar uma pasta. Junto uma cebola média bem picada, deixo alourar junto pernas, coxas ou peitos de frango e deixo-os a alourar em seguida junto uma chávena já preparada água quente meio caldo de galinha com um cravinho.
    Junto o leite de coco deixo em lume médio durante uns 20 minutos caso seja coxas e pernas, após esse tempo junto um 1/4 de natas de culinária mexo tudo e desligo o lume, povilho por cima com coco ralado e deixo uns 5 minutos no tacho depois é só servir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me óptimo, Pedro!
      Prometo que vou experimentar e depois faço report... :)
      Obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar